Aplicativo Celular Seguro: veja como funciona o app do Governo! 

O Aplicativo Celular Seguro é uma proposta do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) que promete auxiliar na redução do índice de roubo de aparelhos celulares no Brasil.

Anúncios

A ideia é que o bloqueio do aparelho gerado pelo app desincentive a prática, uma vez que, a princípio, inutilizaria o aparelho.

No conteúdo de hoje conheceremos essa novidade, a fim de compreender como funciona e se vale a pena baixá-la. Continue por aqui para conferir!

Aplicativo Celular Seguro: conheça a novidade

O roubo de aparelhos celulares é um fator que sempre trouxe dor de cabeça à segurança pública brasileira, graças ao alto índice de ocorrência do crime de furto/roubo em todo o país.

Segundo dados do 7º anuário da Segurança Pública, em 2022 o registro de celulares roubados no país ultrapassou a marca de 1 milhão de ocorrências, das quais quase 400 mil foram no estado de São Paulo.

publicidade

Então, o fato dos brasileiros andarem com os celulares escondidos e estranharem o fato de estrangeiros usarem o aparelho livremente na rua, é totalmente justificado. Por aqui as chances de perder em segundos é bem alta.

Na tentativa de solucionar essa questão, o Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciou no começo de 2024 o lançamento do Aplicativo Celular Seguro.

O Aplicativo Celular Seguro é um recurso que tem por intuito permitir ao usuário bloquear o aparelho em caso de roubo ou furto, tornando-o inacessível ao infrator, o que reduz a utilidade da prática.

Além do bloqueio do aparelho em si, a ideia é que o app também restrinja o acesso a recursos importantes, como apps de bancos, número de telefone e outros.

Para mais informações, acesse: Comunicar roubo/furto de aparelho pelo aplicativo Celular Seguro‎ (www.gov.br)

Quem pode usar o Aplicativo Celular Seguro 

Considerando que o problema com roubo de celular ocorre no Brasil inteiro, independentemente de localização e classe social, este recurso se destina a todos os brasileiros.

Mas, é importante destacar que o acesso ao App é feito com a conta do Gov.br, por isso, para utilizá-lo é preciso estar registrado.

Estrangeiros podem utilizar o Aplicativo Celular Seguro ao visitarem o país?

A princípio, pessoas estrangeiras que não sejam naturalizadas no Brasil não podem utilizar o Aplicativo Celular Seguro, já que o acesso exige a conta do Gov.br, que por sua vez necessita do CPF do cidadão.

Vale dizer que também não existe a possibilidade de um brasileiro cadastrar o aparelho do visitante em seu aplicativo, uma vez que os celulares cadastrados devem estar registrados no CPF do titular do app.

Considerando que estrangeiros não estão imunes aos roubos de celulares, e inclusive são vítimas frequentes do crime em pontos turísticos do país, é provável que isso mude em breve, mas, por enquanto as informações oficiais são essas.

Veja como baixar e utilizar o app 

O uso do Aplicativo Celular Seguro é bem simples, confira no passo a passo abaixo:

  1. Em sua loja de aplicativos, procure por “Celular Seguro” e faça a instalação. Vale dizer que o app é gratuito.
  2. Após concluir a instalação, faça login no app com a sua conta do Gov.br.
  3. Cadastre um contato de confiança no aplicativo. Lembrando que a pessoa cadastrada será responsável por registrar a ocorrência, caso você tenha o seu aparelho roubado/furtado.
  4. Isso feito, clique na opção “Cadastrar telefone” para registrar seu celular no app. Você pode cadastrar quantos aparelhos quiser, desde que estejam cadastrados em seu CPF.

Ocorrência:

Para registrar uma ocorrência em caso de furto ou roubo, peça que o seu contato de confiança, por meio do aplicativo dele (a), abra uma ocorrência para o seu aparelho.

Essa solicitação gerará um número de protocolo, guarde-o para os próximos passos junto aos órgãos competentes para resolução da ocorrência.

Após a abertura da ocorrência o app bloqueará o aparelho imediatamente, impedindo fraudes e prejuízos ao proprietário.

++Como funciona o Alibaba: o aplicativo de compras internacionais – Acessei

Após usar o Aplicativo Celular Seguro tenho a chance de ter meu aparelho de volta?

A ideia central do Aplicativo Celular Seguro é bloquear o aparelho em caso de furto ou roubo por três motivos principais:

1. Restringir o acesso ao celular, impedindo que o criminoso acesse dados do proprietário.

2. Desincentivar a prática, uma vez que o bloqueio inutiliza o aparelho.

3. Informar, imediatamente e de forma automática as autoridades policiais sobre a ocorrência.

Considerando o último motivo, ao registrar o roubo no app a polícia toma ciência da situação, e inclusive sabe qual o modelo do aparelho subtraído e onde ocorreu o crime.

Com isso, embora não seja algo garantido, pode ocorrer da polícia chegar ao ladrão antes que o mesmo repasse o aparelho ou o desmanche para aproveitamento de peças. Nesse caso, seria possível recuperá-lo.

Mas, vale dizer que o processo não seria tão rápido, visto que o aparelho teria que chegar à polícia e passar pelas avaliações antes de ser devolvido. E, em alguns casos, o celular pode servir de prova da ocorrência, então, não é devolvido ao dono de imediato.

Recuperei meu aparelho: é possível desbloqueá-lo após usar o app?

Mas, se mesmo com todas as etapas descritas anteriormente você conseguir recuperar seu celular, será possível desbloqueá-lo após usar o Aplicativo Celular Seguro?

Sim, é possível, mas, vale dizer que o processo é complexo, uma vez que é importante garantir que não é o próprio ladrão ou até mesmo outra pessoa tentando fazer esse desbloqueio.

Então, você terá que acessar o app com a sua conta do Gov.br e realizar todo o procedimento de segurança para conseguir desbloquear o aparelho.

Por mais que seja um processo chato, lembre-se que ele é necessário para garantir a segurança dos seus dados e desestimular a ocorrência de crimes do tipo.

Por fim, para garantir a proteção dos seus dados e contribuir com o MJSP, baixe o app e cadastre o seu aparelho ainda hoje!

Leia também: Encontre Meu Dispositivo Google: como funciona e como usar – Acessei.

Trends