Encontre Meu Dispositivo Google: como funciona e como usar

Com o Encontre Meu Dispositivo Google você nunca mais se preocupará por ter perdido o celular pela casa.

Anúncios

Isso porque, com esse recurso do Google você consegue cadastrar seus aparelhos Android e localizá-los com facilidade, desde que estejam conectados à internet.

Mas, quem pode usar o serviço? Funciona em aparelhos silenciados? Como utilizar? É possível proteger aparelhos furtados ou perdidos?

Para encontrar as respostas para essas perguntas, continue a leitura e confira todos os detalhes deste recurso.

Encontre Meu Dispositivo Google: saiba onde está o seu celular, tablet e smartwatch 

Só quem já passou pela situação de perder o celular em casa sabe o estresse que isso pode causar, especialmente quando ficamos andando de um lado para o outro procurando e o aparelho não aparece.

publicidade

Na grande maioria dos casos o celular está em um local óbvio, como debaixo de uma almofada ou caído no vão do braço do sofá. Mas, perder bons minutos procurando é bem estressante, ainda mais quando o “esconderijo” era tão bobo.

A boa notícia é que o Google pensou em uma solução para isso, e agora você pode cadastrar os seus dispositivos Android na sua conta do Google, e utilizar o Encontre Meu Dispositivo Google para encontrá-los.

Vale dizer que, para que o Google possa localizar o dispositivo este deve ser um smartphone, tablet ou smartwatch, além de estar conectado à conta do Google e à internet.

De todo modo, você não precisará mais perder minutos preciosos procurando o celular que caiu debaixo da cama, pois em poucos segundos o Google emite um som para te indicar onde o aparelho está.

++App que dá dinheiro na Nota Fiscal: conheça possibilidades! – Acessei

Principais recursos do Encontre Meu Dispositivo Google

A principal função do Encontre Meu Dispositivo Google é auto explicativa, portanto, já sabemos que serve para localizar aparelhos perdidos.

Mas, saiba que esse recurso conta com alguns adicionais interessantes, como:

Rastreador geográfico: com o rastreador geográfico você pode ver no mapa onde o seu aparelho foi visto pela última vez.

Proteja o dispositivo: você suspeita que perdeu o dispositivo em um local distante, ou que foi roubado? Bloqueie-o para que ninguém possa acessá-lo.

Fazer redefinição de fábrica: caso tenha a certeza de que teve o aparelho furtado ou roubado, faça uma redefinição automática para que ninguém acesse seus dados indevidamente.

Quem pode utilizar o Encontre Meu Dispositivo Google?

Uma das principais dúvidas a respeito do Encontre Meu Dispositivo Google é sobre quem pode utilizar o serviço. Todos os aparelhos são compatíveis?

Como vimos anteriormente, apenas alguns tipos de aparelhos podem ser cadastrados neste recurso, e estes são smartphones, tablets e smartwatches.

Vale dizer que estes dispositivos devem ter o sistema Android, de modo que se você é um usuário da Apple, não poderá usar o recurso (No caso, os dispositivos Apple já possuem sistema de rastreamento, então, não faz tanta falta).

Além disso, para utilizar o serviço é importante que você faça o cadastramento do dispositivo em sua conta do Google, pois só assim será possível rastreá-lo.

Posso cadastrar aparelhos de terceiros na minha conta do Google?

A princípio não existe nenhum impedimento para que você cadastre o aparelho de terceiros em sua conta do Google caso queira usar o Encontre Meu Dispositivo Google para ajudar outras pessoas.

Mas, este aparelho deve atender aos padrões descritos anteriormente, além disso, você terá que fazer login com a sua conta do Google nele. 

Por fim, por motivos de segurança, o Google solicita que você faça uma confirmação de login antes de realizar os procedimentos de busca e bloqueio, caso tenha mais de 1 aparelho cadastrado.

O ideal é que cada pessoa use o recurso em sua própria conta do Google, mas, sabemos que em alguns casos esse compartilhamento pode ser necessário, como familiares próximos.

Meu aparelho está no modo silencioso: vai funcionar?

Uma das principais dúvidas sobre o Encontre Meu Dispositivo Google é se o recurso funciona em aparelhos que estão no modo silencioso.

E, vale dizer que sim, uma vez que ao solicitar a emissão do sinal sonoro, o silenciamento do dispositivo é ignorado, justamente para favorecer a localização do mesmo.

Mas, é importante lembrar que o recurso de busca só funcionará caso você tenha o aparelho cadastrado na conta do Google e este esteja conectado à internet.

Passo a passo para encontrar seu aparelho com o Encontre Meu Dispositivo Google

Para usar o Encontre Meu Dispositivo Google é bem simples, confira o passo a passo:

  1. Previamente, faça login em sua conta do Google no aparelho;
  2. Autorize o cadastramento do aparelho nos serviços do Google;
  3. Caso perca o aparelho, basta acessar a sua conta por outro dispositivo na página Encontre Meu Dispositivo Google, e selecionar o aparelho;
  4. Realize os procedimentos desejados para localizar e/ou proteger o seu dispositivo perdido.

Essa etapa de cadastramento deve ser feita antes, de preferência ao adquirir o dispositivo, pois assim você garante a proteção e localização quando realmente precisar.

Como interromper o toque após encontrar o aparelho?

Vale dizer que caso você use o Encontre Meu Dispositivo Google para localizar um aparelho perdido por meio de sinal sonoro, este se manterá até que você o desative.

Isso pode ser feito de duas formas:

1. Ao encontrar o dispositivo, aperte a tecla liga/desliga e o som será interrompido;

2. Na página de localização, clique na opção “Parar som”.

É bem simples encontrar o seu aparelho usando esse recurso, então, cadastre seus dispositivos o quanto antes para garantir o serviço quando precisar!

Leia também: Aplicativos para monitorar ciclo menstrual  – Acessei

Trends