A Intelig ainda existe? O que aconteceu com a empresa?

Já ouviu falar na Intelig e está em dúvida de que fim teve essa empresa? Nós também estavámos, por isso fomos atrás de saber o que aconteceu para poder te contar hoje!

Anúncios

Sobre a Intelig

A Intelig Telecom atuou no mercado de telecomunicações brasileiras entre os anos de 2000 e 2010. Ela foi uma das pioneiras em muitas questões da telecomunicação e internet no Brasil.

Em janeiro de 2000, ela trouxe a concorrência ao nosso país, em específico na área de telefonia nacional e internacional.

Em 2003 a empresa começou a trabalhar no mercado de telefonia local e em 2005 passou a prover internet através da InteligWeb.

Logo no começo se tratava de uma empresa espelho para a Embratel, marca que pertence ao Grupo Claro hoje em dia.

publicidade

A Intelig visava oferecer serviços para o mundo corporativo, começou como uma operadora de longa distância e passou a expandir seu portfólio, oferecendo serviços de dados, hubbing e ligações locais.

InteligWeb

Seguindo o fluxo de outras operadoras de telecomunicação, a Intelig criou a InteligWeb, um serviço que oferecia acesso discado e gratuito.

A empresa funcionava com uma moeda própria, chamada Pii. Funcionava da seguinte forma: quanto mais tempo você passasse conectado à internet discada, mais Pii’s você tinha e poderia convertê-los em dinheiro.

Os Pii’s, ou créditos, viravam bônus para utilizar como dinheiro real, a cada hora conectado você pode acumular cerca de R$0,45.

Com esses créditos você poderia comprar na InteligWeb que funcionava com um programa de afiliação em parceria com outras empresas, como por exemplo a Americanas, Carrefour, Submarino e outras.

A InteligWeb fornece servioços de fotolog, HD virtual de até 1GB e correio eletrônico, também conhecido como e-mail hoje em dia.

E foi em 2010 que a empresa mandou um e-mail para todos os usuários informando que sua conexão terminaria. Mas foi em 2012 que todos os serviços da empresa foram descontinuados sem aviso prévio.

TIM e Intelig

Em 2009, a TIM comprou a Intelig por R$650 milhões de reais, mas como já sabemos a Intelig deixou de existir a partir do ano de 2010.

A empresa de telecomunicações, TIM decidiu descontinuar os serviços da empresa e migrou aproximadamente 3 mil clientes da antiga marca para a sua rede de serviços, o processo durou pelo menos dois anos.

Com isso, foram removidos e descartados todos os componentes eletrônicos da Intelig que estavam instalados nas residências de seus clientes, eles não poderiam ser reutilizados por conta do tempo de vida útil, que chegava a dez anos.

Depois que os serviços foram terminados, a TIM incorporou por completo o portfólio da antiga empresa, herdando todos os seus clientes.

Agora eles passaram a atender grandes empresas, oferecendo conexão à internet, telefones fixos e redes de comunicação internacionais e nacionais.

Entendeu a história de ascensão e o que realmente aconteceu com a Intelig? Em seus últimos momentos de atuação no mercado brasileiro ela fez parte do Grupo Tim.

E acabou sendo fechada, mas para muitas pessoas fez parte da história e evolução das telecomunicações em nosso país. Ainda hoje ela é lembrada na história da internet, celular e telefonia no Brasil.

Trends