Quem inventou o celular? Descubra a resposta surpreendente

Você sabe quem inventou o celular? Esse pequeno dispositivo tão importante no nosso dia a dia, e que por incrível que pareça hoje tem nossa vida inteira em um lugar tão pequeno.

Anúncios

Nos tempos modernos, os celulares tornaram distâncias inexistentes, permitindo que possamos conversar com pessoas do outro lado do planeta, seja por voz ou por imagem.

E não só isso, hoje com os celulares podemos conhecer lugares com apenas toques, conhecer pessoas, encomendar coisas, pagar contas e até transformar nossos celulares em um cartão. Incrível o quanto avançamos na tecnologia.

E quem inventou o celular?

Considerado o pai do celular, Martin Cooper nasceu em 1928 e era um engenheiro da Motorola.

Ele criou o primeiro aparelho celular do mundo em 1973, ele se chamava Dynatac 8000X, e pesava quase um quilo, para ser mais preciso 793 gramas.

publicidade

Martin começou a trabalhar na liderança da equipe de desenvolvimento do primeiro celular por volta de 1970, e quando estava chegando a hora, o protótipo que funcionou levou 90 dias para ficar pronto.

E é claro que por ser o primeiro celular da história ele era extremamente simples, não tinha visor, não podíamos enviar mensagens de texto ou navegar na internet. O aparelho era igual um telefone, porém sem a parte do fio, tornando-o móvel.

Ele possuía 33 centímetros por 8,9 cm com 4,4 cm de profundidade, o Dynac demorava até 10 horas para carregar e sua bateria durava 30 minutos apenas.

A primeira ligação foi feita pelo próprio Martin Cooper, em Nova Iorque no dia 3 de abril de 1973. E foi feita para o concorrente da Motorola que tinha uma ideia semelhante de produto.

Quando chegou ao mercado custava por volta de 3.995 dólares, era muito caro para a época e continua sendo.

Quando os celulares chegaram ao Brasil?

No Brasil o primeiro celular desembarcou em nossas terras em 1990, e assim como o primeiro do mundo, ele também era da Motorola.

O aparelho era o Motorola PT-550 e recebeu o carinhoso apelido de “tijolão”. E assim como o Dynac ele era bem simples, mas dessa vez com um pequeno visor e uma antena.

Se fosse vendido hoje em dia, o aparelho custaria por volta de R$15 mil reais, o que equivale a mais da metade do valor de um iPhone 14 Pro Max.

O primeiro aparelho das maiores marcas

Como sabemos, a Motorola é pioneira no mercado de celular, com o Dynatac 8000X lançado em 1973, continha apenas 12 botões, volume, e travamento para toque acidental.

Já outra marca de hoje em dia, a Samsung, lançou seu primeiro celular em 1988, o modelo SH-100 era extremamente inspirado no celular da Motorola.

A Apple chegou ao mercado de celulares em 2007, o primeiro iPhone trouxe novas tendências e tecnologias ao mercado. Ele tinha uma câmera de 2 megapixels, tecnologia multitouch e você podia escolher sua versão de armazenamento.

Essa é a história dos celulares em nosso mundo, mas ainda há muito mais do que podemos falar sobre isso. Foi um longo caminho para chegarmos aos aparelhos e smartphones que temos hoje em dia.

Trends