O primeiro vídeo do Youtube: Dois amigos, um zoológico e uma câmera

Tudo começa de algum lugar e todos sabemos disso, pensando nisso fica a pergunta: Qual é o primeiro vídeo do Youtube?

Anúncios

Antes de responder essa pergunta, vamos entender um pouco mais do Youtube, uma das plataformas mais usadas e acessadas do mundo todo.

Ele surgiu em 2005 e foi criado pelo próprio Google. Atualmente com 18 anos de existência, o Youtube é procurado por todos que querem entretenimento e tutoriais, também músicas ou podcasts.

Segundo estatísticas do Ulisboa, o Youtube tem mais de um bilhão de usuários, e diariamente são vistos mais de 4 bilhões de vídeos.

Me at the Zoo, o primeiro vídeo do Youtube

O primeiro vídeo do Youtube foi publicado no dia 23 de abril de 2005 pelo co-fundador da plataforma, Jawed Karim.

publicidade

Ele se chama “Me at the Zoo”, ou em sua tradução “Eu no zoológico”. Diferentemente da grande maioria dos vídeos que vemos hoje em dia, essa produção teve apenas 18 segundos.

No vídeo, Jawed estava no zoológico de San Diego, nos Estados Unidos, gravando a área dos elefantes.

E neste vídeo, Jawed conta sobre a tromba e a grandeza dos elefantes, quem gravou o vídeo foi Yakov Lapitsky, outro dos co-fundadores do Youtube.

Esse é um marco na história do Youtube e também da Internet, é muito importante para nós já que foi o início do compartilhamento de vídeos como conhecemos hoje.

Um simples vídeo de 18 segundos, se tornou essa plataforma gigante com uma grande comunidade que conhecemos.

Como era antes do Youtube?

Como mencionamos, o Youtube chegou para revolucionar a forma que compartilhamos vídeos e consumimos entretenimento.

E o ponto de partida disso foi o primeiro vídeo do Youtube, antes da ferramenta o compartilhamento era mais limitado e até difícil para a grande maioria das pessoas.

Porém, com o surgimento qualquer pessoa com acesso à internet podia criar e compartilhar vídeos com uma audiência global.

Uma das grandes vantagens do Youtube é sua facilidade de uso. Com poucos cliques, qualquer pessoa pode criar uma conta na plataforma e começar a fazer upload de seus próprios vídeos.

Isso democratizou o processo de criação e compartilhamento de conteúdo, permitindo que pessoas comuns se tornassem criadores de conteúdo online de sucesso.

Além disso, o Youtube também revolucionou a forma como as pessoas consomem conteúdo online. Antes dele, a maioria dos vídeos online eram baixados e assistidos offline, o que tornava o compartilhamento e visualização muito mais complicado.

Outro diferencial do Youtube é sua capacidade de se adaptar aos interesses e preferências dos usuários.

Com sua tecnologia de recomendação, a plataforma sugere vídeos baseados nos gostos e histórico de visualização de cada usuário, aumentando a probabilidade de que eles encontrem conteúdo de seu interesse. Isso torna o processo de descoberta de novos conteúdos mais fácil e eficiente.

Hoje em dia é muito difícil pensar como seria sem o Youtube, onde acharemos receitas diferentes, tutoriais para resolver problemas, vídeos de entretenimento, clipes musicais e outros?

Não teríamos fácil acesso a isso, a não ser que fosse criado algo parecido com isso, mas não seria o mesmo que a nossa plataforma tão querida, certo?

Trends