CRM: o que é, vantagens e como usar

Se você deseja investir em estratégias de marketing assertivas, um bom sistema de CRM é o segredo do sucesso.

Anúncios

O CRM (sigla para Customer Relationship Management) é um sistema de gestão que permite acompanhar os padrões de comportamento e consumo dos clientes de determinada empresa.

No conteúdo de hoje entenderemos como esse sistema funciona, quais suas vantagens e como é possível implementá-lo em qualquer tipo de negócio. Continue a leitura e confira!  

O que é CRM? Entenda a Gestão de Relacionamento com o Cliente

Uma estratégia de marketing assertiva deve ter como foco atender as demandas e tendências de consumo do público-alvo da empresa.

Mas, o grande erro de muitos empreendimentos está justamente em se preocupar apenas com tendências do mercado e esquecer-se de quem realmente importa: o cliente.

publicidade

O CRM é uma excelente estratégia para evitar esse problema, uma vez que permite a gestão de padrões de consumo e comportamento dos clientes de determinado negócio.

Com isso, ao avaliar esses dados detalhadamente fica mais fácil estabelecer estratégias de marketing e captação de clientes adequadas aos interesses e padrões de comportamento do público do negócio.

Além das estratégias de marketing, um bom CRM proporciona melhora do atendimento, resolução de problemas logísticos e tantas outras benfeitorias que favorecem a avaliação positiva de uma marca por parte do público.

Quais as vantagens do CRM?

Embora seja um sistema repleto de vantagens, nem todas as empresas investem em Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Em geral, isso se deve à visão unilateral de alguns gestores, que acreditam que a apresentação dos produtos/serviços é responsabilidade da empresa, e o cliente não possui atuação nisso.

No entanto, sem a visão do cliente fica muito mais difícil saber qual a melhor estratégia para lançar determinada campanha no mercado. 

Veja a seguir 3 vantagens em aderir ao CRM no seu negócio:

Melhora do relacionamento com clientes 

Cada negócio atrai um determinado público, e por consequência, as demandas e padrões de comportamento dos clientes são específicos.

Sendo assim, ao investir no CRM você toma conhecimento de quem é o seu público e quais são suas necessidades, hábitos de consumo e preferências de atendimento.

Dessa forma é preciso melhorar o relacionamento com os clientes de forma considerável, já que você sabe o que os agrada.

Fidelização de público 

Um bom CRM coleta dados dos clientes ao longo do tempo, mesmo que este não adquira produtos e serviços na empresa por um certo período.

Então, ao compreender os hábitos ao longo do tempo fica mais simples lançar estratégias para captação do público, o que o fideliza ao negócio.

Aumento das vendas

Aumento e fidelização de público são sinônimos de volume de vendas, por isso, ao investir no CRM, o caixa do seu negócio agradece.

Isso pode te interessar: O que são cookies da internet e que tipos existem? – Acessei.

O CRM é útil para todos os tipos de negócio?

Muitas pessoas estranham ao ouvir falar em CRM pela primeira vez, e inclusive acreditam que se trata de um recurso de gestão complexo.

Mas, como vimos, este serve basicamente para coletar dados dos clientes de um negócio, a fim de alinhar as estratégias para atendimento e realização de vendas.

Por isso, podemos dizer que sim, o CRM é útil para todos os tipos de negócio, embora nem todos necessitem de uma plataforma altamente tecnológica.

Por vezes, apenas criar uma planilha que registra as compras por cliente já ajuda nesse tipo de análise, e é um método viável para qualquer empresa.

Sendo assim, se você deseja melhorar os ganhos da sua marca, vale pesquisar opções de CRM para colocar em prática.

Tipos de Sistema de Gestão de Relacionamento com o Cliente

Embora existam diversos tipos de CRM no mercado, apostar no modelo mais completo é a melhor saída para quem deseja chegar ao alvo com chance maior de acerto.

Por isso, veremos agora os 4 tipos principais de CRM, que na prática funcionam como etapas.

Operacional

O CRM Operacional tem como objetivo estabelecer canais de comunicação com o cliente, então, é composto basicamente por meios de contato.

Por meio desse tipo de CRM é possível estabelecer quais os melhores canais de comunicação para atingir o público-alvo da empresa.

Telefone, e-mail, redes sociais…ao avaliar a lista de meios de contato fica mais fácil estabelecer os canais ideais para captação de público e conversão de vendas.

Analítico 

O CRM Analítico é um tipo secundário, visto que serve para analisar dados coletados pelo Operacional.

Então, com um CRM Analítico os dados de cada cliente são avaliados e utilizados na criação de estratégias para captação de público, fidelização e conversão de vendas.

Colaborativo

O CRM Colaborativo é um tipo mais complexo, uma vez que faz uso dos dados obtidos no Operacional e Analítico para a criação de estratégias de marketing assertivas.

A ideia é compreender quem é o público, quais suas preferências de comunicação e padrões de consumo, para a partir disso criar uma estratégia de comunicação eficaz para a conversão de vendas.

Estratégico

O CRM Estratégico é aquele que coleta todos os dados obtidos pelos outros tipos, e a partir disso seleciona a opção mais viável dentre as inúmeras estratégias de mercado.

Então, após avaliar todos os dados dos clientes de um negócio, com o CRM Estratégico é possível fazer um filtro e determinar a melhor abordagem para agradar e atrair o público para determinada campanha.

Como criar esse tipo de sistema?

Atualmente existem inúmeras empresas no mercado que vendem sistemas de CRM completos, o que facilita a vida de quem não deseja fazer um do zero.

Mas, caso queira algo personalizado, você pode contratar um profissional especializado em gestão e prospecção de clientes para criar o seu.

Vale relembrar que nem sempre o negócio necessita de um CRM complexo. Por vezes, uma simples planilha de Excel com informações de vendas por clientes já supre a necessidade.

De todo modo, existem muitos meios para criar um bom Sistema de Gestão de Relacionamento com o Cliente. Selecione o que melhor funciona para você, e passe a usar estratégias de marketing assertivas.

Leia também: Gateway de Pagamento: o que é, para que serve e quais são os melhores – Acessei.

Trends